Raquel Montero

Raquel Montero

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Alimentando a esperança


                                                   Fotos: Paulo Honório






No lançamento do "Relatório de Direitos Humanos" (http://raquelbencsikmontero.blogspot.com.br/2013/05/lancamento-do-relatorio-de-direitos.htmldo Núcleo de Assessoria Jurídica Popular da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (NAJURP), pude renovar as energias e recarregar a esperança.
O relatório e a explanação dos alunos, em resumo, e por unanimidade, apontam muitos problemas e obstáculos na busca por direitos e no usufruto deles. Há uma distância árdua entre o direito previsto em lei e a utilização dele pela pessoa.
Antes de eu iniciar a faculdade de Direito eu já ouvia que teria muitos problemas nessa seara. Ainda assim, iniciei a faculdade. Durante a faculdade constatei que os problemas não só existiam como se tornaram maiores e mais complexos, numa esdrúxula contradição diante da lei, que os prevê justamente para melhorar a vida e não para complicá-la. Após a faculdade os problemas continuaram existindo e se tornando cada vez mais complexos. Enfim, eles existem, mas cabe a nós, justamente, resolvê-los. Temos instrumentos, poder e pessoas para isso.
Se tem quem cria obstáculos, tem quem os supera e os retira. E em mais uma oportunidade verifiquei isso, na convivência que tive com alguns alunos do NAJURP. Por todos os momentos que convivemos juntos presenciei exatamente a vontade deles de superar e retirar os obstáculos que inviabilizam o exercício de direitos dos menos favorecidos economicamente.
Conhecendo os problemas, vivenciando as experiências e sentindo a necessidade da ajuda e o poder que temos para ajudar. Foram essas as sensações que presenciei com muita alegria nos olhos dos alunos que tive o prazer de conhecer nestes trabalhos, que tive a honra da possibilidade de tentar colaborar e de receber colaboração, em ações coletivas que buscamos somar forças para fazer mais e melhor.
E destaco aqui duas passagens do relatório, em que alunas, expressaram também com palavras, essa gana que têm de fazer mais e melhor;

"Vivemos juntos o sentimento de dúvida, de injustiças, de necessidade, de frustração, de conquista, entre vários outros, enfim, de compartilhar de parte de nossa história."

"Como chama esse ímpeto que surge dentro da gente depois de um contato tão pequeno, mas ainda assim tão intenso? Nós não sabemos, só sabemos que uma vez que se entra no trabalho de educação popular, difícil mesmo não é achar solução para as demandas, difícil é não sentir amor, difícil é abandoná-lo."

Quando vejo atitudes assim, eu vejo quanto terreno fértil temos para conquistas. É só olhar e ver. No afã da vida os jovens têm todo o poder de transformar o mundo, para o mundo ideal que queremos. Não tenho dúvida disso, e experiências como essa só fortalecem e aumentam minha crença.
Raquel Bencsik Montero

 Acesse o relatório:   http://www.najurp.direitorp.usp.br/images/relatorios/relatorio_najurp_2013.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário