Raquel Montero

Raquel Montero

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Aeroporto, moradia e ações judiciais


Neste momento uma grande etapa se cumpre nas ações que junto com o Movimento Pró Moradia organizei e executei em favelas de Ribeirão Preto, sendo estas, as popularmente conhecidas favelas João Pessoa e Vila Brasil, ambas localizadas próximas ao Aeroporto Leite Lopes (LL).
Não foi uma tarefa fácil, ao revés, foi uma tarefa árdua em função dos diversos e pesados obstáculos com que nos deparamos ao longo do caminho. E todos estes, registro, provenientes do Poder Público. O Movimento, com seus membros, jamais mostrou desânimo ou criou obstáculos. Sempre houve um esforço constante e inabalável em prol da tarefa assumida; buscar moradia digna para os moradores das favelas João Pessoa e Vila Brasil, e impedir a ampliação do aeroporto LL, cujas obras estão fadadas ao desperdício de dinheiro público e a ineficiência, pelas razões que o Movimento já apontou por diversas vezes, e relembro várias delas aqui http://raquelbencsikmontero.blogspot.com.br/2012/09/por-que-nao-ampliar-o-aeroporto-leite.html
Mas sabíamos que diante de tais tarefas objetivadas, os obstáculos apareceriam, impreterivelmente. São situações muito degringoladas dentro do Governo Municipal, e não menos nebulosas dentro do Poder Judiciário. Mas também por essas circunstâncias é que tínhamos que iniciar o movimento pela defesa do direito à moradia digna das comunidades próximas ao LL e somar forças para fortalecer cada vez mais o movimento já existente pela não ampliação do aeroporto LL e a favor de sua construção em outra área, livre de prejuízos sociais, ambientais e técnicos.
Foram diversas reuniões realizadas desde final de 2.011, onde se incluí reuniões com as comunidades, com a Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual, Governo Municipal e com o Desenvolvimento Rodoviário S/A (DERSA), empresa responsável pela anunciada ampliação do aeroporto LL. Diversas outras reuniões desde a denúncia que fizemos para o Governo municipal e para todas as entidades pertinentes da situação precária em que essas comunidades vivem (http://raquelbencsikmontero.blogspot.com.br/2012/02/carta-para-prefeita-darcy-vera.html).
Enfim, agora o Ministério Público Estadual anunciou o ajuizamento de duas Ações Civis Públicas; uma para impedir a ampliação do aeroporto LL, dentro do contexto de irregularidades em que os Governos municipal e estadual querem ampliá-lo, outra para assegurar moradia digna para as quase três centenas de famílias que vivem nessas comunidades, buscando também assegurar que nenhuma reintegração de posse ocorra no lugar ocupado por essas famílias enquanto não houver outro lugar, com moradia digna e todos os demais direitos sociais, para levá-las (veja notícias abaixo).
São grandes conquistas, e considerando os obstáculos que tivemos que transpor para consegui-las, elas se tornam ainda mais valiosas. E se tantos obstáculos houve por parte do Governo municipal, é porque essas ações o preocupa e não são bem vindas...

Raquel Bencsik Montero







Nenhum comentário:

Postar um comentário