Raquel Montero

Raquel Montero

quinta-feira, 28 de março de 2013

Pré-Conferência Municipal da Cidade


Vamos nos organizar pessoal!



A Conferência Municipal é um dos instrumentos estabelecido pela lei para garantir a gestão democrática da cidade. Nela devem participar todos os moradores que se interessam pelo presente e futuro do município, e para que assim haja o debate coletivo e a explicitação das diversas ideias de construção da cidade que se quer ver realizada em todos os aspectos; cultura, saneamento básico, mobilidade urbana, educação, transporte, moradia digna, lazer, etc.

As conferências devem aglutinar ideias e propostas, e quando couber, devem ter representantes das esferas estadual e federal de governo, especialmente nas conferências em que se discutam matérias de competência das demais esferas de governo.

Porque definem a vida das pessoas na cidade e podem contribuir determinantemente no desenvolvimento da cidade, as conferências são importantes para enriquecer o debate e para que todos os segmentos envolvam-se e comprometam-se também na implementação, no controle e na fiscalização do Plano Diretor. E o Plano Diretor, por sua vez, aprovado por lei municipal, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. Com base nele são elaboradas outras importantes leis municipais: o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual.

Nas conferências também, elegem-se os delegados que formarão os conselhos municipais, que são órgãos colegiados, dos quais participam representantes do Poder Público e da sociedade civil, que acompanham, controlam e fiscalizam a implementação do planejamento territorial.

Mas para que todas essas funções sejam efetivadas, é imprescindível a presença e participação de todos nós. E pensando nisso convidamos todos para participarem da Pré-Conferência, que objetiva organizar as ideias e articulações para a Conferência Municipal das Cidades, que será realizada entre os dias 16 e 17 de maio.

Vamos todos lá!

Veja e acompanhe o evento no Facebook http://www.facebook.com/events/535854823134028/?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário