Raquel Montero

Raquel Montero

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Reeleitos, Cícero e Walter desdenham de movimentos


HOUVE DEMOCRACIA?


Quarta, 10 de Outubro de 2012 - 09h55

Reeleitos, Cícero e Walter desdenham de movimentos

Três dos quatro não reeleitos deixaram plenário, após votação dos projetos; Panelaço lamenta deselegância

Monize Zampieri
Tamanho da LetraA-A+
Onze dos 14 vereadores da Câmara de Ribeirão Preto, que foram reeleitos para a legislatura 2013-2016, usaram a tribuna durante sessão, na noite de ontem (9), para agradecer os votos conquistados. Mas, pelo menos dois deles, foram além. O presidente Cícero Gomes (PMDB) e Walter Gomes (PR) aproveitaram o ensejo para desdenhar dos jovens que integram o que ficou conhecido como "Movimento do Panelaço".
O grupo se manifestou no Legislativo diversas vezes este ano e ainda encabeçou a campanha "Não reeleja" nas redes sociais e nos principais cruzamentos do município.
Deselegantes
Os discursos e a reeleição de 70% dos atuais parlamentares foram criticados pelo movimento, que defendia a renovação da Casa de Leis. Os quatro vereadores que não foram reeleitos mantiveram o silêncio. Três deles deixaram o plenário logo após a votação dos projetos, antes dos discursos de agradecimento, que ocorreram no Pinga-Fogo.
Sem citar o nome do movimento e as manifestações, Cícero foi enfático: "Discutimos democracia com votos. A população se manifestou nas urnas domingo e disse que o quer. Alguém vai questionar?"
Mais direto, Walter disse que seus mais de 5,5 mil votos "não são para qualquer um que vem aqui fazer barulho, bagunça". "Fomos muito discriminados, apanhamos bastante, mas essa casa é um exemplo", avaliou.
E ainda acrescentou: "Não é na marra que entramos aqui e não é na marra que vamos sair. Quero agradecer Jesus por ter me dado força, vontade e paciência. Porque estava quase perdendo a paciência".
Felizes, os demais vereadores prometeram honrar os votos obtidos, relembraram bandeiras e frisaram que continuarão trabalhando em prol do bem-estar da população.
Panelaço lamenta ‘falta de informação’
A falta de informação e a qualidade da educação de alguns moradores, além da diferença econômica na campanha eleitoral dos candidatos, prejudica o processo democrático das eleições, na concepção do Movimento do Panelaço.
Para a integrante e advogado Raquel Bencsik Montero, as três questões tornam a democracia parcial. "Portanto, põe por terra a declaração deles. O movimento entende que a democracia não foi efetivamente feita", afirmou.
Raquel, que assistiu a parte dos discursos por meio da TV Câmara, lamentou a "deselegância" de Cícero Gomes e Walter Gomes. "Foram deselegantes no sentido de que deixaram claro que se sentiram ofendidos com as manifestações, quando deveriam se sentir prestigiados. O povo foi à Câmara pedir atenção", avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário