Raquel Montero

Raquel Montero

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

E a reunião do PIC também aconteceu

A reunião sobre o Programa de Incentivo à Cultura de Ribeirão Preto (PIC) também aconteceu.
Foi no dia 31/07/2012 como combinado entre artistas, movimentos sociais e Prefeitura no protesto realizado no dia 26/07/2012 na Prefeitura de Ribeirão (http://raquelbencsikmontero.blogspot.com.br/2012/07/protesto-sobre-o-pic.html).

Por parte da Prefeitura esteve presente na reunião tão somente a Secretaria da Cultura, Adriana Silva. Os demais integrantes do Governo, ao contrário do que haviam se comprometido, não foram.

O diálogo dos artistas da cidade com a Secretaria da Cultura é bom, não há problemas. Há interesses e boa vontade de ambos os lados, artistas e Secretaria. O problema está no Governo. É lá que as coisas encravam e por isso mesmo os demais integrantes do Governo tinham que estar presentes, mas enfim, não foram.

A Secretaria mostrou boa vontade e apresentou a proposta de criar uma regulamentação para o PIC, objetivando sua continuidade e investimentos para o Programa.
Para isso os artistas terão que apresentar uma proposta, eles mesmos, os artistas, já que parece que os demais membros do Governo não estão muito interessados na cultura e nos artistas de Ribeirão, eis que nem sequer na reunião foram.

Um retorno mais contundente foi a posse dos conselheiros do Conselho da Cultura, que após o protesto do dia 26/07 foi publicada no Diário Oficial do Município e marcada para o dia 16/08/2012, às 17hrs no Palace. A Secretaria da Cultura ficou responsável por convocar os conselheiros e nessa mesma data será feita a eleição da mesa diretora.

Importante a presença dos cidadãos de Ribeirão neste ato.
Eu estarei lá, inclusive para fiscalizar a regularidade dos acontecimentos tendo em vista que no dia do protesto foi dito pelo Chefe da Casa Civil, Lair Luchesi, aos manifestantes que a posse dos conselheiros não podia ser feita porque a pendência (criada desnecessariamente pela Prefeitura) estava nas mãos do Ministério Público por intermédio de um inquérito e assim a Prefeitura não podia mais fazer nada acerca da questão.

Nesse momento eu tive que me manifestar para lembrar os senhores representantes do Governo, Luchesi e Jamil, que a Administração Pública tem o poder de rever seus próprios atos e o próprio promotor de justiça já havia se manifestado no sentido de corroborar o que eu disse, dizendo que que competia a Prefeitura por fim à pendência. Terminei minha fala dizendo que o que estava faltando para os conselheiros tomarem posse no Conselho da Cultura era VONTADE POLÍTICA dos representantes do Governo.

Compareçam no Palace para presenciarem o fim dessa mazela. Parece que em Ribeirão só estamos conseguindo direitos após protestos. Vamos protestar então.

Raquel Bencsik Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário